Língua de vaca deliciosa

Aqui há uns dias fiz um prato pela primeira vez na vida, e não saiu nada mal. Aliás, diria que saiu perfeito e que provavelmente nunca mais irá sair tão bem.

Língua de vaca estufada é uma recordação de infância que me faz sentir bem… e quando vi língua de vitela na lista do Solar, mandei logo vir. A língua (secção “miudezas e outras peças”) é uma carne barata e nutritiva. Na mesma secção encontram-se joias nutritivas como Coração, Fígado, Rins, Bochechas, Ossos do Tutano, Rabo, e outros. Outra secção preferida é a “peças de corte económico”, onde se encontram mais preciosidades nutritivas como Aba e Ossobuco a um bom preço, fruto da esquisitice da maioria da população que só gosta de bifes do lombo e da vazia. Obrigado esquisitinhos, mais fica para nós os paleolíticos.😉 Nós ficamos com a nutrição e vocês com a conta.

A seguir, quando me deparei com a peça em cima do balcão, pensei: “e agora, o que faço com isto? Só a minha mãe é que deve saber cozinhar esta cena.” Um telefonema depois já estava armado desse conhecimento ancestral.😉

Língua de vitela a cozer. Mínimo 30 minutos, para ficar tenra.

A língua já cozida. Note-se que a pele ficou bem branca. Esta pele sai muito facilmente quando a língua está bem cozida, é só puxar e quase sai inteira.

Depois de cozida e pelada, a língua é fatiada. A seguir faz-se um refogado das fatias em tomate e todas as especiarias que nos ocorrer. Quando perguntei à minha mãe o que havia de usar ela respondeu “vai pondo”. Mesmo como eu gosto.😉 Louro, pimenta, alho, coentros, cominhos, e sei lá mais o quê.

E pronto, cá está a iguaria. Estava tão boa que toda a língua desapareceu num instante num almoço de 5 pessoas. Bom, 3 adultos e 2 crianças. E os putos adoraram a carninha tenrinha e saborosa. Só não lhes podemos dar a parte que tem as artérias porque eles estranham muito. De resto, está definitivamente aprovado!

Foi acompanhada com uma mega salada de verdes variados e algumas nozes e amêndoas. E pronto, assim se passou a minha primeira língua de vaca. Gozem em boa saúde!🙂

~ por Vasco Névoa em Novembro 20, 2012.

3 Respostas to “Língua de vaca deliciosa”

  1. Adoro língua e é tão raro encontrar uma boa língua de vaca à venda. E ossobuco também? Tenho mesmo que esvaziar o congelador e fazer uma bela duma encomenda ao solar.🙂

  2. Boa Vasco! Já fui comprar uma língua e vou experimentar.

  3. Hummm cheira aqui…
    Por acaso ainda não comprei a língua, mas agora tenho de comprar hehe
    Uma curiosidade, o Chambão nada mais é do que o Osso Buco sem osso😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: