The big fat fiasco

Você ainda acredita que o colesterol faz mal à saúde?

Então veja, oiça, e use a cabeça.

Quem troca a gordura animal por óleos vegetais e hidratos de carbono está a condenar-se a longo prazo, disso não há dúvida.

Se quiser explicar estas coisas a pessoas com menos paciência ou inclinação científica, pode sempre comprar o DVD do documentário cómico “Fat Head”, também da autoria de Tom Naughton.

Para mais informações sobre “o grande circo do colesterol” (em que os palhaços somos nós e os médicos), pode visitar este site que tudo explica com detalhe extenuante. Visitem os links dos menus superiores, vão ver que nada ficou de fora. Se depois disto tudo ainda tiver coragem de tomar remédios para baixar o colesterol só porque o médico lhe disse que “acima de 200 mg/dL é perigoso”, então nada mais posso fazer por si.

Mais espantosa ainda é a informação da Organização Mundial de Saúde que nos mostra que não existe qualquer relação entre colesterol sanguíneo e doença cardio-vascular:

E depois também há os livros que explicam toda a história e enredo…

Uffe Ravnskov, M.D, Ph.D.

Malcom Kendrick, M.D.

~ por Vasco Névoa em Setembro 15, 2011.

6 Respostas to “The big fat fiasco”

  1. um comediante a fazer ciencia e a dizer mal dos cientistas?

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12957096
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12957096
    https://docs.google.com/viewer?url=http://www.nhlbi.nih.gov/guidelines/cholesterol/atp3full.pdf&pli=1

    para ser mais simples recomendo o documentário super size me

    • Sim. Mas está em boa companhia, pois há bons cientistas que partilham a sua opinião, como o Uffe Ravnskov.
      E o “Super Size Me” foi precisamente a fraude e motivo de chacota que o levou a criar este documentário e a fazer estas palestras. Spurlock é um aldrabão, e Naughton prova-o bem em “Fat Head”. Spurlock é apenas mais um iludido a propagandear a dieta vegetariana, como tantas outras pessoas bem-intencionadas mas mal-informadas.
      Quanto aos links que apontas, fazem parte de uma falsa ciência prolongada por maus cientistas ou oportunistas e podem seguramente ser considerados obsoletos. Como aliás ficou patente tanto na palestra do Naughton, como nos livros de Taubes, Ravnskov, Kendrick, e vários outros. E não esquecer cientistas como Yudkin. Já para não falar de todos os médicos que deixaram de coçar a cabeça ao resolver os quebra-cabeças da obesidade, diabetes, e doença cardíaca com base neste modelo. Estou a falar de resultados práticos indubitáveis aqui.
      Para uma actualização, aconselho seguir os blogs:
      Fat New World
      Hyperlipid
      Gnolls
      Mark’s Daily Apple
      Whole Health Source
      Qualquer um destes blogs dá acesso a muitos outros, e quase todos eles dissecam os estudos e artigos para nos ajudarem a separar o trigo do joio.
      Filtrar esta informação dá trabalho. É por isso que eu ponho aqui a papinha toda feita, ao fim de mais de 3 meses a estudar este assunto intensamente.😉
      Enjoy!

    • Caro João Paulo:

      Aquilo que me preocupa mais no teu comentário não é a tua fé cega na “sabedoria convencional”; isso é apenas normal e resolve-se bem com uma postura de abertura, objectividade, algum estudo, e muito diálogo.

      Aquilo que me parece grave é que tu resolveste comentar ácidamente sobre um vídeo que claramente não tiveste a paciência para ver do princípio até ao fim. A prova está no facto de sugerires que se veja o “super size me”, coisa que ninguém com dois dedos de testa é capaz de fazer com cara honesta depois de ver esta explicação do “big fat fiasco” e ainda menos depois de ver o documentário “Fat Head”, uma vez que este é principalmente uma paródia ao “super size me” (dedicada não só a desmascarar as fraudes cometidas como tambem os argumentos falaciosos)…

      Ou seja, estás a perpetuar o problema principal: dás mais valor aos teus preconceitos do que ao método objectivo e honesto com que se constrói a ciência e se apura a verdade. Assim não irás conseguir melhorar; é preciso espírito crítico, muito estudo, e alguma experiência para conseguir avaliar a verdade. E acima de tudo, a coragem e a honestidade de admitir o erro quando ele se torna óbvio.

      Tenho a certeza de que irás conseguir desenterrar centenas de estudos e artigos científicos (que na realidade, e infelizmente para todos nós, não o são) que comprovam o ponto de vista tradicional; Isso é fácil de fazer, estão por todo o lado. Mas isso não vale grande coisa, tal como já Ioannidis provou na sua longa e intensa carreira de investigador. Aquilo que é necessário fazer para chegar à verdade, é cruzar todas as fontes, analisar objectivamente, e onde houver discrepâncias, invalidar os modelos inconsistentes. Depois é procurar os modelos que satisfazem os dados.

      É por isso que eu leio os blogs acima indicados; às vezes até desço ao nível de ler os artigos científicos para poder validar e compreender a crítica que eles fazem, mas a maior parte das vezes fico-me pela análise deles pois poupa-me muito tempo e esforço.

      Os cientistas fazem os estudos; os investigadores os meta-estudos; e os bloggers fazem os meta-meta-estudos.😉 Com tanta informação a flutuar por aí, é bom ter alguém que a vigia por nós.

  2. Nice post …
    Na mesma ordem de um documentário que vi sobre o cancro, e a procura da “cura crónica” que as farmacêuticas patrocinam, para essa e tantas outras doenças, suprimindo avanços e descobertas que conduzam para uma verdadeira cura … Um exemplo de evil science em prol do capitalismo … E quando somos bombardeados com hábitos alimentares desde a mais tenra idade torna-se difícil combater os preconceitos instalados …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: