GNU/Linux, meu amor :)

Estou cada vez mais contente com a evolução que o mundo GNU/Linux tem tido nos últimos tempos.

A instalação da última versão do Ubuntu Netbook Remix no meu EeePc 901 correu tão bem que até estranhei… e está lindo. A minha mulher nunca quis um portátil para ela. Dizia que não era preciso… agora com as versões mais polidas do Ubuntu, ela não larga o EeePc!!🙂

Mas aquilo que me levou hoje a proclamar publicamente o meu amor pelo Linux foi o actual estado da arte da edição de vídeo em Linux. Mais precisamente, o facto de aparecerem boas aplicações como o Kdenlive.

A edição de vídeo sempre foi para mim o calcanhar de Aquiles do Linux; depois do Desktop e da edição gráfica e de áudio terem sido completamente dominados até ao nível mais profissional em Linux, restavam a edição de vídeo e os jogos como últimos bastiões do Windows e MacOS. Felizmente, a malta tem-se mexido bastante para corrigir estas duas falhas graves, e se no mundo dos jogos (que eu não frequento) já se vêem muitas mudanças, com grandes marcas a publicarem versões também para Linux, então também no mundo do vídeo começam a aparecer candidatos de peso.

Deixo-vos aqui uma bela introdução ao kdenlive, um editor em tudo parecido com o Sony Vegas (a única aplicação da qual sinto saudades dos meus tempos de Windows). Suporta Jog/Shuttle e tudo! E não tem a interface abominável do Cinelerra, nem “crasha” tantas vezes. ;)  A esperança tornou-se realidade. Vou finalmente usar os 4GB de RAM deste bicho…🙂

~ por Vasco Névoa em Novembro 12, 2009.

Uma resposta to “GNU/Linux, meu amor :)”

  1. Consultation on the Commission Report on the enforcement of intellectual property rights – DEADLINE 31-03-2011

    http://ec.europa.eu/internal_market/consultations/2011/intellectual_property_rights_en.htm

    http://www.facebook.com/pages/Defesa-Direitos-Digitais/139505936118294

Deixe uma Resposta

 
