A minha mãe corre Linux! :)

A minha mãe não, o computador dela.😛

É com prazer que anuncio que esta septuagenária está muito feliz com o seu Ubuntu 9.04. O ambiente Gnome limpo, simples, e robusto é uma agradável brisa nas nossas vidas: ela já não tem de se preocupar com os “crashes” e outros “ataquinhos” constantes típicos do Windows, e eu já não tenho de dar constante atenção àquele PC que tão depressa desenvolvia viroses, worms, trojans, e outros problemas de saúde. E ainda por cima passei a poder fazer manutenção remota por SSH, o que é um autêntico luxo!😉

Só não fiz isto mais cedo porque o modem do Sapo ADSL é uma verdadeira bosta de configurar em Linux… por culpa da PT, claro! Porque raio é que os tipos escolheram PPP over Ethernet over ATM para a rede deles?!?! Com um empilhamento protocolar destes (e ainda por cima implementado pelos drivers em vez do próprio modem, que é apenas uma “casquinha” com adaptadores de impedância), não admira que se percam pacotes sempre que o CPU fica um pouco mais ocupado e que as ligações caiam por “dá cá aquela palha”…

pppoethoatm1

Enfim, é sempre a mesma coisa: a gente compra um computador para correr aplicações e lá vêm os tipos das telecomunicações roubar-nos ciclos de CPU porque a eles “não lhes dá jeito” suportar protocolos mais directos nem fornecer modems mais caros… a isto chama-se “externalizing costs!”. Quem paga é o “pato”.

Voltando ao assunto, a configuração do modem Sapo ADSL “Sagem F@st 800 E4” no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope foi feita com base no script do RevA16. Depois tive de dar umas machadadas no /etc/init.d/adsl porque aquilo tentava religar o modem durante o shutdown.

Haja partilha!! Haja GNU/Linux!! 😀

~ por Vasco Névoa em Agosto 7, 2009.

8 Respostas to “A minha mãe corre Linux! :)”

  1. Como “tipo das telecomunicações”, I resent that!!!

    Tou a brincar. Pah Vasco, não imaginas a salganhada que é uma rede de telecomunicações! O truque é, para cada tecnologia que incluis, po-la na camada abaixo ou acima conforme o débito. Mas o equipamento que tens, enquanto funcionar, FICA!😀

  2. Eu estou a converter o meu pai para Linux tb! Tb me fartei de ter de entrar na maquina dele todos os meses para limpar o lixo e remover aqueles spywares que por lá aparecem a toda a hora!

  3. E porque nunca os colocaram a usar contas sem privilégios de administração?

    A minha mãe também usa windows e nunca tive de intervir nem ela tem problemas.

    • Era isso mesmo que eu fazia, antes de desistir do windows. Mas infelizmente não chega; da última vez que instalei um WinXPpro “fully patched” e estabeleci uma conta não-privilegiada no portátil da minha irmã, ela conseguiu infectar aquilo através do Messenger…
      Não dá, o Windows simplesmente tem uma superfície de ataque demasiado grande.
      Já para não falar do grande número de aplicações merdosas que não funcionam bem sem privilégios de administração…
      O GNU/Linux é melhor, pelo simples facto de os seus programadores serem mais homogéneos (ou pelo menos porque as distribuições forçam um comportamento mais homogéneo).
      Acaba por ser o melhor de três mundos: a versatilidade do Windows com a facilidade do MacOS, sobre a robustez e potência do UNIX.

  4. Boas,
    Parabéns por isso, e à tua mãe também!😛
    Já agora, não precisavas de tanta coisa para colocar o modem a funcionar. Essa modem é uma valente chatice, seja em qualquer SO, mas para usar em Linux existe o http://www.ubudsl.com, com que passei uns meses a calmamente navegar na net com o meu s@gem.:-) (existem rpm’s, deb’s e tal)
    Tuto: http://www.kerodicas.com/geral/artigo=14467
    Felizmente arranjei um router, e arrependi-me de não ter feito essa escolha mais cedo!
    Um abraço,
    Daniel Rodrigues

    • Obrigado, Daniel. Foi precisamente por aí que eu comecei, mas não deu resultado.
      Não sei porquê; talvez tenha sido por o Ubudsl configurar uma ligação PPPoA em vez de PPPoE, ou pelo firmware automaticamente instalado não bater certo com o SAGEM F@ST 800 E4. Só sei que foi mais uma das tentativas falhadas.
      O que é pena, pois não me lembro de alguma vez ter visto tão bela aplicação de conectividade em qualquer sistema operativo!!!🙂
      Sim, o router Ethernet é a resposta mais óbvia e segura, mas o assunto irritava-me tanto que acabei por meter na cabeça que havia de vencer o problema a qualquer custo…😉

      • Boas,
        Creio que existe uma opção para escolher PPoA em vez de PPoE nas definições. Eu também tinha a versao E4 e se não me engano escolhia PPoA… Mas o importante é que funciona!

      • Bolas, não tinha visto…:/
        Mas é estranho o teu ter funcionado com PPPoA; o meu não sincronizava por nada deste mundo… Enfim, agora já tá resolvido. Mais tarde sou capaz de voltar a meter o UbuDsl só para ficar mais bonitinho…😉

Deixe uma Resposta

 
