Sustentabilidade? kéisso?

Da próxima vez que pensarem em comprar o novo iPhone ou iPod ou iRaioqueoparta, pensem se realmente precisam de o fazer… e se o tempo que tanto desejam “passar” não será melhor aplicado numa causa importante para o futuro de todos nós. Afinal, todos nós podemos mudar o mundo

~ por Vasco Névoa em Julho 19, 2009.

2 Respostas to “Sustentabilidade? kéisso?”

  1. Também podias não ter comprado esses óculos escuros que aparecem na imagem do teu perfil, eram completamente dispensáveis.
    Teorias muito bonitas que não são seguidas nem sequer de perto por aqueles que as apregoam.
    A meu ver pecam por passar por cima de passos essenciais, antes ainda estão muitos outros problemas por resolver.
    Abraços.
    GatoPreto.

    • Pois podia, mas depois causava acidentes na estrada, pois as lentes polarizadas são uma peça fundamental na segurança da minha condução.😛 É claro que por detrás de todas estas coisas que compramos existem raciocínios de validade sempre discutível; no exemplo dos óculos escuros, a realidade é bem maior: eu devia mesmo era abandonar o carro como veículo urbano e passar a deslocar-me apenas de bicicleta para percursos inferiores a 20km. E também prosseguir com o meu plano de transformar o meu carro num veículo híbrido eléctrico. Isto sim, é atacar o problema.
      Mas apesar de todos nós sermos fracos e sujeitos a desânimo, tentação, e procrastinação, a realidade apresentada neste vídeo é absolutamente incontornável mesmo pelo mais céptico dos cépticos: “não é possível manter eternamente em funcionamento um sistema linear com recursos limitados.” Se o sistema bombeia unidireccionalmente os materiais da Natureza para o lixo, no fim só pode sobrar lixo. E a desculpa “mas o fim está muito longe” já não serve, porque já lá estamos muito perto – só não vê quem realmente não quer.
      Que problemas são esses que é preciso resolver antes da sustentabilidade? A fome no mundo? As pragas? A pobreza? A guerra? A poluição? A injustiça social? A corrupção? Se tiveres atenção ao vídeo até ao fim, vês que TODOS estes problemas fazem parte do problema maior da sustentabilidade, e portanto estamos a falar das mesmas coisas. A insustentabilidade é a nossa maneira de viver e de pensar, porque a indústria e a economia actuais dependem disso.
      Aquilo que é preciso é uma mudança de mentalidade: somos demasiado egoístas e egocêntricos. Temos de voltar a pensar mais nas consequências dos nossos actos, tal como faziam os nossos avós. O consumismo é apenas a ponta do iceberg, mas é uma ponta que está na base deste mundo de cabeça para baixo em que vivemos hoje. Políticos, Planeadores, Peritos, Gestores, Técnicos, Jornalistas, enfim, toda a gente tem de mudar o seu ponto de vista sobre a realidade. Quem não o fizer, está a tapar o sol com a peneira – se queimarmos todos os recursos que temos, TODOS vamos pagar por isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: