E esta, hein?!…

O “Partido Pirata” Sueco conseguiu eleger um representante para o Parlamento Europeu. (E não, apesar da publicidade, não foi a rapariga de 18 anos.)

pirat-partiet

Esta frase tem tantos significados acumulados que me deixa arrepiado só de escrevê-la. Estamos a viver uma importante revolução neste mesmo momento, e a maior parte das pessoas (como eu) nem sabia que existiam Partidos Piratas por essa Europa fora… incluindo em Portugal!!! Santo byte, tenho de sair da minha caverna mais vezes!!!🙂

O Parido Pirata é a resposta democrática da população jovem e criativa, que preza a liberdade concedida e gozada na Internet, e que se encontra agora em perigo face às decisões de censura, espionagem, e perseguição que alguns estados-membro (como a França) têm tomado. Mas não é um partido de crianças nem de ingénuos, e tem o apoio de personalidades importantes e bem estabelecidas que também acham que o “sistema” está doente e precisa desesperadamente de alterações radicais.

2009-05-25

Como é que um partido que defende o fim do sistema de patentes, a limitação severa dos direitos de autor, e o respeito absoluto do Estado pela privacidade do cidadão, consegue tornar-se a terceira maior força política da Suécia, e ganhar um (ou dois) lugares no Parlamento Europeu, numa altura de crise económica e política em que a Direita reina suprema e os “papões” do terrorismo e da pirataria de conteúdos são constantemente agitados na cortina de fumo que cobre os olhos da população?…

… porque nem toda a gente tem os olhos tapados.🙂 Os Suecos estão alerta, principalmente por causa do caso “PirateBay.Org”. Tanto a rusga e prisão dos autores do site como a sua condenação em tribunal catapultaram o partido de uns meros 2.000 para os actuais 45.000 membros – mais do que muitos dos partidos no parlamento Sueco. Cada vez gosto mais dos nórdicos; foi um Finlandês que tornou o “open source” conhecido, e agora são Suecos que podem muito bem vir a defender a liberdade electrónica.

Dá gosto saber que os direitos do cidadão moderno têm um defensor activo lá no “governo central”.🙂 Ainda há esperança…

~ por Vasco Névoa em Junho 8, 2009.

Uma resposta to “E esta, hein?!…”

  1. Num episódio interessante desta telenovela d”A Morte Lenta e Agoniante do Monopólio Exagerado dos Direitos de Autor”, um canal de televisão Canadiano está a usar a lei da violação dos direitos de autor para censurar o debate público sobre os próprios direitos de autor…
    Isto mostra bem que os “guardiões do copyright” mais activos são na verdade radicais extremistas que apenas pensam nos seus próprios ganhos, e não no ganho comum da sociedade no seu todo. Hmmm… esta descrição bate certo com a dos terroristas… 😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: