Neo contagioso…

No outro dia estava nas aulas no ISEL, e um colega meu estava com dificuldades misteriosas em ligar-se à rede sem fios do IPL com o Windows Vista. Mesmo após ter instalado lá os certificados todos e seguido o manual de instalação, a coisa não queria funcionar.

Vai daí eu disse-lhe: entra na rede sem fios do meu telemóvel, que é mais simples. E assim foi.🙂 Passados 3 minutos ele estava a navegar na web.

O setup era assim: o meu Eee-pc (Ubuntu) estava ligado à rede wifi do IPL; por sua vez o OpenMoko Neo estava ligado ao Eee-pc via USB e usufruía da ligação à Net do Eee-pc; que por sua vez era partilhada de novo via wifi através de uma aplicação muito fixe chamada “Coova-chilli”. Esta aplicação é muito conveniente pois transforma o smartphone num “access point” wifi  e pode partilhar a ligação WAN (seja GPRS ou outra qualquer activa no momento) à medida.

Foi mais um momento geek de grande prazer.🙂 E suficiente para vender (involuntariamente, juro!) a ideia do Openmoko: agora o meu colega diz que vai comprar um!! :)  É claro que se ele não fosse também um geek do opensource (mas ainda com um pézinho no dual-boot) eu não o deixava ir em frente.😉

~ por Vasco Névoa em Maio 7, 2009.

4 Respostas to “Neo contagioso…”

  1. Essa do ubunto no eee deixou-me com água na boca…porque realmente penso em adquirir um mas gostava de lhe colocar o novo ubunto, mas ficando sempre com a opção de arrancar com o windows (razões profissionais).

    Que software aconselhas para que eu consiga ter o dual boot?

    • Viva.

      O dual boot não requer nenhum software em especial, o boot loader do ubuntu (o “grub”) já faz tudo.
      No entanto, é necessário um cuidado extremo em instalações dual boot, principalmente quando chega à parte em que o instalador pergunta onde queres instalar o sistema e como formatar as partições.

      Dado que o Eee-pc 901 tem dois discos internos (um de 4 GB e outro de 16 GB), aconselho a deixares o windows na partição onde vem de fábrica (o primeiro disco, “/dev/sda1” normalmente, mas verifica!) e instalares o ubuntu no segundo disco (“/dev/sdb1”). Não aconselho a manteres uma partição de “swap” (memória virtual) dado que a máquina tem 1GB de RAM (suficiente para quase tudo) e porque um SSD “não gosta” de estar sempre a ser escrito e apagado.

      A instalação em si, visto que o Eee não tem drive óptica, é feita com uma “pen” USB. Procura um programa da comunidade ubuntu que permite instalar um “liveCD” na “pen”. depois é levar a pen até ao Eee e bootá-lo daí. O resto é normal para quem conhece instalações dual boot.

      Atenção que ao instalar a partir da pen, esta será provavelmente “/dev/sda1” !!! Por isso temos sempre de verificar quais os verdadeiros “/dev/*” associados aos discos internos. Tenta “sudo fdisk -L” numa consola da liveCD-pen para veres o conteúdo e tamanho dos discos.
      O outro truque de instalar Ubuntu desta maneira, é que temos de dizer ao instalador para meter o Grub no disco que nós queremos, senão ele mete-o no primeiro da lista (a própria pen!)… isto faz-se num botão “advanced” ou qq coisa do género, ali por alturas da janela de particionamento (acho eu).

      Boa sorte, e bom proveito!!
      Eu nunca mais olhei para trás, após meter Ubuntu no Eee 901.🙂

      • Uma outra via, bastante mais fácil, seria instalar o Ubuntu através duma opção especial que eles criaram para o Windows: acho que se chama WUBI, ou qq coisa assim. Basicamente, é uma espécie de bootloader virtual que lança o Ubuntu como se fosse uma aplicação dentro do Windows (mas não é uma virtual machine). É muito cómodo, pois instala-se e desinstala-se como se fosse uma aplicação de windows.

  2. Obrigado pela dica. Sempre pensei que fosse necessário um software especifico para poder ter um dualboot. Já pensei em fazer isso no PC de desktop. Ele já tem o XP, mas eu queria colocar o Ubuntu a boot como segunda hipotese.

    Quanto ao EEE, estava a pensar no modelo 1000, e não no 901. O 1000 já tem um disco dito “normal” e não SSD

    Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: