“Dreams Inside”!

Think big, start small.” – Não sei quem o disse primeiro, mas este é um conselho de enorme importância para toda a gente que parte numa aventura, principalmente para quem se quer tornar empresário.

Foi o que fizeram dois amigos meus, o Nuno e o Rui. Cansaram-se da vida cinzenta dos cubículos, e resolveram criar uma pequena empresa tecnológica muito especial, com um objectivo pouco comum: a realização do sonho da Qualidade de Vida – não só da deles, mas também de todos os que a empresa toca. A base da estratégia está na utilização do tempo: tem de servir para construir a felicidade. Senão, o caminho foi mal escolhido e há que voltar a planear.

Chamaram-lhe “EmbeddedDreams“, e estão a tentar explorar a “Long Tail” dos gadgets electrónicos e sistemas embebidos. Querem oferecer produtos que mais ninguém tem (porque são interessantes mas não são massificáveis), ou então fazer melhor e mais barato (porque não são ganaciosos). Produtos com “dreams inside!”…🙂

Em vez de seguirem o caminho “normal” (escolher um mercado de massas, identificar uma vantagem competitiva especializada, produzir em larga escala ao mais baixo custo, e tentar esmagar a concorrência e maximizar o lucro, doa a quem doer), eles decidiram trabalhar pelo prazer de progredir na companhia de amigos e semelhantes, e sempre com a partilha, o progresso, e amizade como pano de fundo. E assim ter tempo de qualidade, seja na empresa, seja com a família e amigos.

Por isto eles próprios se auto-apelidam “Dreamers” sérios; são pessoas que se atrevem a fazer aquilo que outros apenas sonham. E esforçam-se por sonhar cada vez mais, e por concretizarem o que sonham. Primeiro sonhos pequeninos, claro, pois o dinheiro não abunda; mas à medida que outros sonhadores se lhes juntam e desenham mais EDchips e kits engraçados, a “pool” de sonhos torna-se muito interessante e variada – quando chegará o dia da massa crítica?…

Entretanto podem visitar a loja online que eles criaram (por enquanto pequena), e caso queiram também juntar-se ao grupo de sonhadores, é só dizer-lhes. Pela minha parte, tiro o chapéu em honra de dois indivíduos que perseguem a felicidade com unhas e dentes. E tenho pena que a minha viagem não se faça na mesma estrada que a deles.

~ por Vasco Névoa em Janeiro 27, 2009.

3 Respostas to ““Dreams Inside”!”

  1. Desejo-lhes toda a sorte do mundo.
    Depois escrevo um artigo sobre eles na seccção de hardware do Programas Livres.🙂

  2. […] a conhecê-los através deste artigo do Vasco Névoa, e se lerem as suas palavras certamente concordarão comigo que este é um projecto que todos […]

  3. força ai, tudo de bom, é mesmo assim seguir os seus sonhos a todo o custo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: