35

– Olhe, desculpe, é aqui o 35, não é?…

– É sim senhor. Entre, esteja à vontade. E feche a porta, sff.

– Fecho?… mas… e se quiser voltar para trás?… isto nem sequer tem maçaneta deste lado…

– (Maçaneta… mais um engraçadinho) Não se preocupe, é assim mesmo. Não vai precisar de voltar para trás, o caminho é para a frente!

– Estou a ver… isso soa-me um bocado a “fuga para a frente”… e se me enganei no caminho?… se calhar não era este o melhor 35 para mim…

– (Ui, temos um complicadinho… vamos lá ver) Ora, deixe-se de preocupações, já lhe disse que voltar atrás não é preciso… até porque não é opção! Hahaha!… não faça essa cara, não é propriamente a morte. Isso é lá mais para o fundo da rua (senão fores já atropelado, ou levares com um vaso na cabeça, ou…enfim). Ponha-se à vontade, sente-se, que já não é propriamente um jovem…

– Ehh… pois não. Obrigado. A carcaça já começa a dar sinais de ferrugem, é verdade… isto aqui até é agradável… que mais há lá para dentro?

– Oh, amigo, isso só você é que sabe! Ou melhor, irá saber. Eu sou só o porteiro. E nunca ninguém voltou para me contar o que fez ou viu, por isso… (ingratos!)

– Ok… estou a ver…

– Mas ouvi dizer que daqui para a frente é sempre para baixo… aliás, modéstia à parte, aqui o 35 está no topo da tabela; não é tão agitado como por exemplo o tão badalado 25, mas é muito mais eficiente. Aqui fazem-se as coisas com mais tempo e planeamento, tá a ver?

– Estou a ver.. acho eu. Então lá para o 40 as coisas são ainda melhores, não? Consegue-se muito mais?…

– Náá, nada disso, o pessoal que entra no 40 já fez o que tinha a fazer daqui até lá. Se não for por aqui, amigo… já não é.

– Chiça… mas quem faz estas regras?? É um bocado draconiano… nem nos avisam nem nada… podiam afixar um aviso lá nas redondezas do 18, ou mesmo do 16… assim a gente preparava-se!…

– OH AMIGO TÁ A GOZAR COMIGO?!?!?!? Há avisos por toda a parte!!! Grandes cartazes! Desde o zero, bolas!!

– Ah, desculpe, pensei que isso era só publicidade…

– E é!! ou pensa que os cartazes estão lá para quê?! quando vê uma miúda adolescente de rabo firme e pele lisa a tentar vender cremes para quem já passou pelo 40, o que é que isso lhe diz?? Ou um banco ou seguradora a impingirem “um futuro descansado” através duma foto toda sorridente de uma família-protótipo, ou uma qualquer marca automóvel a esfregar-lhe 300Cv negros e luzidios de emoções proibidas na cara, o que acha que isso que isso significa?? É preciso ser bronco para não perceber, homem!… O TEMPO URGE!!!

– Pronto, pronto, já percebi… Carpe Diem, e essas cenas todas…

– Isso, isso, já está a apanhar-lhe o jeito (este talvez tenha safa… talvez).

– Bom, é melhor pôr-me a caminho, então. Faz-se tarde.

– Óptimo, é isso mesmo, homem, ponha-se a andar! E não olhe para trás, só faz confusão! Boa viagem! (esta conversa estragou-me a estatística, vou ter de despachar o próximo…)

– Até sempre! (este tipo era um bocado destrambelhado… há quanto tempo estará ele ali?… será que o tempo também passa para ele?… em que número estará ele?… bof, quero lá saber. adiante. mas aquela fixação com o futuro… não é nada saudável… deve levar qualquer um à loucura… bem… faço o que sempre fiz: navego as oportunidades. e quando não as há, “sacudo a gaiola”, que elas aparecem… e cá vou, no meu passo miudinho… a algum lado hei-de chegar…)

É como dizem: o importante não é a meta, mas sim o caminho…😉

~ por Vasco Névoa em Janeiro 7, 2009.

4 Respostas to “35”

  1. Texto simplesmente genial, parabéns!

  2. Moço,
    grande abraço🙂 e um dia feliz.

  3. Parabéns! (duplamente, pela data e pelo texto.🙂

  4. Tás a ficar velho pá!! Mas pelo menos vais tu à frente, sempre posso contar com as tuas dicas😉

    E já agora parabéns :))))))))))))))))))))

Deixe uma Resposta

 
