ISEL:2, VN:1

Fiquei hoje a saber que a minha candidatura ao “Mestrado em Engenharia Electrotécnica – Ramo Energia” no ISEL foi aprovada. Fui então muito ingenuamente lá para me matricular no curso. Não estava preparado para aquele cenário… Pensei que era mau a secretaria ter uma fila de cerca de 50 pessoas… até ver que a tesouraria tinha uma fila de cerca de 200 pessoas. E para me matricular, tenho de passar pelas duas filas. É o que dá uma instituição tão grande comprimir as inscrições numa única semana e numa única sala. Lá consegui sair com uma senha de atendimento para o dia seguinte…

Parece que todas as operações burocráticas que faço nesta instituição necessitam sempre de duas passagens: uma para reconhecimento e recolha de informação, e outra para a execução efectiva. Para a candidatura foi igual: uma ida em vão, outra para efectivamente me registar. Portanto, o sistema está a ganhar-me 2 a 1.

Agora sobre o mestrado em si, e a razão pela qual eu me inscrevo, ao fim de 10 anos de trabalho profissional…

O último curso que fiz (pós-graduação) foi há 6 anos atrás, e foi feito simplesmente pelo gozo e para exercitar o cérebro. Desta vez é diferente, quero dar o salto de uma área tecnológica para outra: dos sistemas embebidos para os sistemas de energia. E como as empresas não gostam de patrocinar este tipo de experiências de carreira, tive de me socorrer do meio académico.

O mestrado do ISEL servirá de incubadora para o meu projecto do veículo híbrido eléctrico; é lá que espero encontrar o apoio, o tempo, a informação, as ferramentas, enfim, o enquadramento necessário ao desenvolver deste projecto. Em princípio a tese será centrada apenas no meu “motor-roda”, pois um veículo inteiro é trabalho sério para mais de uma pessoa. Mas é claro que vou trabalhar nas duas coisas ao mesmo tempo.😉

Apenas tenho uma questão fundamental para apurar com o ISEL: a quem pertence a propriedade intelectual do meu trabalho?…

~ por Vasco Névoa em Setembro 15, 2008.

2 Respostas to “ISEL:2, VN:1”

  1. Então PARABÉNS!! Bons tempos se avizinham🙂

  2. Olha eu estou envolvido em simulação de projectos híbridos. Contacta-me.

Deixe uma Resposta

 
