Dica da semana – amazon

É frequente comprar livros através da amazon. E também é frequente fazê-lo no “amazon marketplace”, ou seja, no mercado de segunda-mão deles, pois encontram-se melhores preços.

Mas um truque muito fixe que se pode aplicar para comparar os preços de primeira e segunda mão de um mesmo artigo nas várias lojas amazon na web é o seguinte: trocar o domínio-raiz. Eu explico com um exemplo.

Um amigo da net mandou-me um link para um livro muito bom na amazon.com. Sendo ele americano, era de esperar. Mas eu evito comprar do outro lado do oceano, por causa do IVA + alfândega + portes, que normalmente excedem ou igualam o preço por estes lados. E ainda por cima leva mais tempo. Então o que faço? Estando a visualizar o livro na amazon.com, mudo apenas o URL para amazon.co.uk, deixando tudo o resto igual. Et voilá, tenho a ficha do mesmo livro na Inglaterra, com os preços correspondentes. No meu caso, a coisa piorou, por isso resolvi tentar na Alemanha (amazon.de) e também em França (amazon.fr). Acabei por comprar neste último, sendo que o preço mais alto rondava os 400EUR, e o mais baixo os 150EUR… vale a pena dar umas voltinhas, não???🙂

Ainda bem que todas as lojas Amazon usam o mesmo software e a mesma base de dados, hein?😉

~ por Vasco Névoa em Agosto 27, 2008.

4 Respostas to “Dica da semana – amazon”

  1. Mando vir sempre dos US. o que já me aconteceu foi esperar 2 meses por um livro (veio da Nova Zelândia), 2 semanas por outro(US) e 1 semana por um cd(US). nenhum ficou preso na alfândega. Já me constou que livros e cd’s não param na alfândega se o valor for baixo, e agora que o dólar está baixo tenho aproveitando.

  2. Se os livros em questão não passarem os 50Euros rende bastante comprar no .COM, até porque abaixo desse valor nunca pára na alfandega.

    Mas isto é enquanto o Euro estiver a valer o que vale.

  3. Isto sim são dicas!

  4. Então se querem mais uma dica de arromba para quem não conhece visite o sítio http://www.bookdepository.co.uk. Vale mesmo a pena já que os preços são sempre mais baixos que na Amazon (com quem, aliás, trabalham, complementando-se) por vários motivos, um dos quais claramente pela entrega gratuita para uma grande quantidade de países, entre os quais o nosso. E mais: vem de UK, não passando assim pela alfândega. Problemas eventuais poder-se-ão a dever à falta de um determinado livro o que já me aconteceu.

Deixe uma Resposta

 
