EVs tugas!

Hoje tive o privilégio de almoçar com cerca de 20 carolas do Fórum Nova Energia.

A ocasião foi a apresentação do “Fúria Verde, um Fiat 126 convertido para Veículo Eléctrico pela mão do “TOZERRVM“.

O carro está um espectáculo, tanto em termos de estética como em relação ao trabalho absolutamente limpo e arrumado que ele fez. Ele diz que ainda faltam uma série de pormenores estéticos, mas para mim já tava óptimo!!🙂 Apesar dos seus ~700 kg (~250 das baterias), o pequeno “FV” tem genica para dar e vender, com um motorzinho de apenas 13 kW (18 Cv) !!!!

Podem ver aqui uma colecção de vídeos feitos durante a construção do dito.

Ainda por cima, o veículo está no final do processo de homologação, e dentro em pouco será mais um a juntar-se ao muito pequeno clube de veículos eléctricos legais em portugal, o que faz disto um marco importante.

Sem mais demoras, aqui fica o meu vídeo.

As especificações do bicho são mais ou menos estas:

  • Motor: DC, magnetos permanentes, brushed, 13 kW;
  • Transmissão: a de origem, removendo a embraiagem;
  • Baterias: 6 x Chumbo-ácido “Deep Cycle”, 12 V, 115 Ah, totalizando uma carga de 8.280 Wh;
  • Autonomia: por volta dos 80km, ainda a confirmar;
  • Preço da electricidade por cada 100km: cerca de 2 Euros;
  • Tempo de recarga total: cerca de 10 horas;
  • Preço da conversão (incluindo recuperação da chapa podre e pintura e legalização): cerca de 7.000 Euros.

Muitos ficarão desapontados com o preço, mas considerando que ele ficou com um carro de cidade novo cuja única manutenção é a substituição dos calços de travão e as baterias em cada 2 ou 3 anos (conforme o uso), então a coisa parece logo melhor. E não se esqueçam que o preço da gasosa agora já só sobe…

Mas o “verdinho” não foi a única atracção do dia; também lá estava uma “bike” convertida pelo “JMAL” e irmão, com umas baterias de lítio “A123” e dois motores “DC brushless” que até queimavam borracha (e chegaram mesmo a partir o veio da roda, mas isso é outra história😉 ).

A autonomia é de cerca de 30km, mais do que o suficiente para as voltas de um dia normal!

E ainda houve espaço para gozar um bocado com o carro TT rádio-controlado, também ele com as fantásticas baterias “A123”, com potência para dar e vender…

Parece que o problema principal dos utilizadores das “A123” é mesmo mantê-las controladas para evitar partir veios, torcer cardans, queimar motores…🙂 Ah, e o esforço financeiro que é comprá-las!!

Quem quiser saltar por cima da conversão, e investir num carro eléctrico novo e moderno, vai ter o “Futi“, fabricado em Leiria, no final de 2009 à venda.

~ por Vasco Névoa em Junho 14, 2008.

5 Respostas to “EVs tugas!”

  1. Óptimo trabalho Névoa. Reportagem impecável. Parabéns.

  2. gostaria de saber, quem faz este tipo de transformações (contactos) ando a pensar em converter uma VW pão de forma de 69, em veículo eléctrico.
    qual o preço (do fial) apenas da conversão?
    Obrigado e parabéns pelo seu carro!

  3. O carro não é meu, é do Tozé!!! (infelizmente…)

    Para todos os interessados em converter em VE, aconselho vivamente a registarem-se em Novaenergia.Net, e entrarem em contacto com o pessoal que anda no fórum “Veículos Eléctricos” – nomeadamente o “TOZERRVM“, que é o autor da conversão do Fiat e está interessado em fazer conversões para outros.

  4. Olá TOZERRVM
    Desde ja deicha-me dar te os parabens, pelas tuas construções.

    Estava a contactar-te porque tmabem sou um afionado por eco-sistemas.
    – sistemas eolicos.
    – moinhos de agua com produção electrica.
    – trotinetes.

    – Não gosto da microsoft, apesar de ser ”obrigado” a nivel laborar de usar.

    Tenho algumas questões relativamente ao tipo de controladores de potencia usados nos teus projectos, e qual o tipo de control, e como é feito.~

    -Esta curiosidade é apenas pessoal, pois gosto imenso de projectos novos.

    – por favor resp via e-mail se possivel.

    Atentamente

    António Antunes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: