Arte malévola…

Ora aqui está uma belíssima utilização para o “malware”: artes gráficas!🙂

Alex Dragulescu tem-se divertido (muito, diria eu) a “triturar” vírus e trojans e alimentá-los ao seu bichinho de estimação: um sistema de geração de pinturas digitais.

Querem saber qual é o aspecto do “MyDoom” ou do “Storm”? Vejam:

Estas são apenas duas representações artísticas produzidas, visitem o site (e um artigo interessante no Washington Post) para verem mais.

Ele “descompila” os programas mal-intencionados e corre um analisador de código sobre eles, que por sua vez gera os gráficos baseado no conteúdo de chamadas a funções… genial!!!

Ao ver estas figuras, não pude deixar de relembrar um dos maiores clássicos de ficção científica alguma vez escritos, que li recentemente (obrigado Milheiro e Matos!): “Neuromancer“… as paisagens digitais do mundo virtual descritas no livro parecem-se muito com as deste artista.

Este romance foi o pontapé de arranque para a literatura e arte “cyberpunk”, e é de longe a cena mais marada que já li na vida. Consegue misturar genialmente os conceitos de implantes cibernéticos, drogas avançadas, manipulação genética, crime organizado, inteligência artificial, e ainda muitos outros pormenores deliciosos… William Gibson escreve de uma forma rápida como num filme de acção, mas o seu texto tem a métrica e a riqueza da poesia, não se impedindo mesmo de criar palavras novas quando o património cultural é demasiado limitado para exprimir os seus conceitos arrojados. Definitivamente uma referência a ler. Mas aconselho vivamente a escolher a versão original em inglês, pois as traduções deste texto complexo mostram bem as limitações do processo…

Enjoy!🙂

~ por Vasco Névoa em Fevereiro 9, 2008.

Uma resposta to “Arte malévola…”

  1. Boa dica Vasco.

    []’s

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: