Guerras tribais

Depois de ter ficado espantado com a imensidão e poderio das botnets, assustado com a realidade da ameaça ciber-terrorista, e surpreso com a possibilidade de ciber-guerra entre nações, eis que me deparo com outra vertente da internet que não conhecia: a guerra entre comunidades.

Uma das maiores vantagens da internet é a formação de comunidades supra-geográficas: eu posso descobrir outras pessoas que pensam como eu e gostam das mesmas coisas que eu, sem ter de sair de casa à procura delas. Logo, formam-se comunidades, que se identificam debaixo de uma qualquer bandeira de valores, mais explícita ou implícita. Estas “tribos” sobrevivem a todas as revoluções e comoções do “mundo real”, pulsando ao ritmo do interesse dos assuntos que as movem e da paixão dos seus membros.

Tudo isto faz parte deste nosso belo mundinho digital, que se deseja tão variado e interessante quanto possível. Até aqui, nada de novo.

Ora qual não é o meu espanto ao deparar-me com a declaração de guerra que um grupo auto-intitulado “Anonymous” fez à Igreja da Cientologia… depois de outros grupos, um deles de hackers/activistas chamado “Cult of the dead cow” terem feito o mesmo. As armas são praticamente as mesmas que os terroristas e criminosos usam: denial-of-service, spamming, corrupção de páginas e websites, etc. Talvez a utilização mais interessante que vi do potencial destrutivo da internet seja o Hacktivismo, demonstrado pela tentativa da aliança “Cult of the dead cow” + “Hong Kong Blondes” em deitar abaixo a infraestrutura de censura da internet que a China possui.

Ao pegar nesta ponta do novelo, desfia-se uma longa linha de relações muito interessantes entre comunidades, com ataques e contra-ataques, alianças, traições… é estranho ver como o mundo digital é uma cópia exacta do mundo real: ambos são totalmente humanos! No final, todos estes bits e bytes servem o suporte das nossas emoções… as fronteiras apenas são outras.

~ por Vasco Névoa em Janeiro 25, 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: