Generosidade

Fiz 34 anos no outro dia, e resolvi oferecer um almoço aos meus pais para festejarmos calmamente.

Passei pelo restaurante “A Cabaninha” na Colina do Sol, no bairro dos meus pais, e comprei uma travessa do belo “polvo à lagareiro” que eles lá fazem.

Resolvi levar também um doce ao guloso do meu pai, e perguntei ao patrão do restaurante qual era o preferido. Ora, não só ele sabia muito bem qual era a sobremesa preferida do meu pai, como ainda por cima insistiu em oferecê-la ele próprio, mandando cumprimentos.

Mais tarde, fui a outro restaurante, o “Real Indiana” no Parque das Nações, que é para mim o melhor indiano em Lisboa (mas também não conheço muitos).

Pedi uma quantidade de pratos para levar, e estava pronto a ir dar uma volta enquanto esperava por eles, mas um empregado (podia ser o patrão, não sei bem) insistiu que eu me sentasse à espera. Convidou-me mesmo para almoçar com eles, que se estavam a sentar nesse momento. Agradeci e disse que ainda tinha o polvo a marinar no estômago, e então ele ofereceu-me um chá de gengibre e uma fatia de “bebinka”, que caíram que nem ginjas. Falaram-me um pouco do norte da Índia, onde se produz o chá e o café, e agraciaram-me com algumas expressões tipicamente portuguesas (daquelas que não querem dizer nada, como “pois é, é assim mesmo que tem de ser…”) que me fizeram sorrir pelo inesperado, dada a cultura de origem do interlocutor.

Foi um prazer observar como eles comem com simplicidade e alegria, e a facilidade que têm em convidar um estranho para a sua mesa.

São estes dias que me fazem voltar a ter esperança na Humanidade. 🙂

~ por Vasco Névoa em Janeiro 9, 2008.

Uma resposta to “Generosidade”

  1. Parabéns grande Vasco!

    O acaso trouxe-me até ti. Estava na dúvida se eras tu, afinal não deve haver por aí vários Vascos Névoa, mas página ‘Afinal quem é este gajo?’ elucidou-me

    Grande abç

Deixe uma Resposta

 
