“Mega-quê?”

Esta é a resposta comum das pessoas quando eu digo que tenho uma licenciatura em Engenharia Mecatrónica.

Dada a dificuldade em encontrar uma definição simples e em português, fiquei contente ao ler a que a Escola Profissional Gustave Eiffel utiliza para os seus cursos técnicos.

A diferença entre mim e eles é só de Técnico para Engenheiro – o primeiro executa, o segundo desenha o projecto e planeia a execução.

Se bem que… para descrever completamente o meu curso, ainda tinha de acrescentar “Climatização e Frio”, “Motores de Combustão Interna e Externa” , e “Sistemas Operativos e redes de Computadores” ao curriculum da Gustave Eiffel.

E pronto, já não tenho de explicar mais…😉

~ por Vasco Névoa em Agosto 9, 2007.

5 Respostas to ““Mega-quê?””

  1. Parece um excelente curso. Parece um curriculum de faz tudo!

  2. ummmm… deixa ver, és portanto um gajo capaz de desenhar e planear a execução de uma rede de frigurificos alimentados a gasoleo, controlado por um sistema distribuido …… parece bem!🙂
    eu faço sapatos😉

  3. LOL!!!
    Pois, o problema é mesmo esse… o meu curso foi de tal maneira uma mistura generalista, que se tornou difícil transformá-lo numa carreira real. Acabei por enveredar pela engenharia de software, porque é mais fácil de praticar (e fazer render) em Portugal.
    Mas tenho sempre o “bichinho” da Mecatrónica a funcionar nos bastidores…😉 Para mim não há sistemas demasiado integrados, complexos, ou heterogéneos! Vale tudo!!🙂

  4. E para responder ao Ricardo: “Faz-tudo” é mesmo a expressão certa… para minha infelicidade conjugal!!!… é que, lá em casa, já fiz de tudo: substituir persianas, reorganizar a instalação eléctrica, carpintaria de portas, troca de banheiras e canalizações, ladrilhador, pedreiro e pintura de paredes, marceneiro de móveis… eu sei lá! Entretanto já aprendi a identificar aquele olhar da minha querida Patrícia que antecede as perguntas do tipo “Achas que eras capaz de mudar esta porta um metro para a esquerda?”… e contrariá-lo antes mesmo dela abrir a boca: “Nem penses! Chama um profissional!”😀 Já estou velho demais para andar a acartar baldes de cimento e portas! Agora que já sei como se faz, posso controlar a qualidade dos “profissionais” que contrato.😉

  5. Mas olha, Rui, sapatos é coisa que ainda não fiz!! e parabéns, ficaram um espectáculo!!😀
    http://picasaweb.google.com/Rui.Procopio/SummerShoes

Deixe uma Resposta

 
