Open Hardware, como deve ser

A Golden Delicious acabou de libertar o Manual de Sistema do GTA04, a “motherboard” de substituição do Openmoko Freerunner chamada Openmoko Phoenux que também estão agora a enviar para os primeiros hackers (do programa “Early Adopters”).

O manual em si é fantasticamente longo e detalhado, principalmente quando nos lembramos o quanto os hackers detestam escrever manuais de utilizador. ;) Tem o procedimento de desmontagem e montagem do telefone (com requintes que nunca imaginei apesar de já o ter feito várias vezes), a especificação completa e esquemas do Hardware e também os procedimentos mais críticos de preparação e arranque do Software. Um brinquinho, um exemplo a seguir pelas grandes corporações que nunca na vida mostraram tanto respeito pelos clientes.

Aqui está um vídeo de comparação de desempenho durante o arranque de sistema entre um Freerunner, um Phoenux, e um iPhone 3G:

Gosto deste projecto porque, apesar das especificações técnicas da placa não serem nada de especial num mundo dominado por HTC Desire e Apple iPhone, mostra bem o trabalho espectacular que se pode fazer com uma equipa e um orçamento pequenos, sempre completamente dentro do espírito Open Source.

O Hardware é “Open”, o Software é “Open”, e o Manual é Creative Commons. Estes tipos fizeram tudo bem, desde a belíssima comunicação que sempre tiveram com a sua comunidade de potenciais clientes e hackers dedicados, até à qualidade aparente do material e o bom-senso que têm demonstrado ao atrasar as datas de massificação para resolver os problemas encontrados nos protótipos. Vamos ver agora como se portam as placas nas mãos dos primeiros torturadores. ;)

Se a Openmoko tivesse feito exactamente isto há 5 anos atrás, o mundo móvel seria hoje muito diferente. Infelizmente esta placa chega fora de tempo para um mercado já habituado a coisas estranhíssimas como smartphones 3D e dual-core, e está destinada a um pequeno grupo de hackers hard-core… e também àqueles que não se conformam com o falhanço técnico e social da Openmoko e vêem aqui a possibilidade de “vingança” para pôr o Freerunner a funcionar como deve ser na geração mobile 3G.

About these ads

~ por Vasco Névoa em Outubro 11, 2011.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 219 outros seguidores

%d bloggers like this: