Vegetarianismo? Têm a certeza?

Navegava eu pela comunidade online “Transição e Permacultura Portugal”, quando me deparei com uns vídeos sobre a suposta natureza 100% herbívora do Homem. Alguns são engraçados e trazem à luz argumentos cientificamente válidos, outros nem tanto, mas todos são fundamentalistas e parciais nas suas conclusões.

Queria chamar a atenção desses pormenores num comentário ao vídeo mais pernicioso e virulento que lá está, um do Gary Yourofsy em que ele faz uma lavagem cerebral com fervor de “Gospel”  a um anfiteatro de estudantes, mas a autora do post não permitia comentários. Ora, isto não podia ficar assim; não suporto “postas de pescada” atiradas para o público sem direito de resposta, isso não se faz, é injusto para com as mentes mais impressionáveis.

Vai daí estreei o meu cantinho de blogging nessa comunidade com um artigo em que tentei resumir a minha experiência pessoal em termos de nutrição e também aquilo que aprendi nos últimos tempos sobre o que será a alimentação mais correta para o Ser Humano, fazendo o aviso aos Vegetarianos (e afins) de que a sua dieta não é tão saudável como pensam.

Simultaneamente, lançava a questão: “somos capazes de desenhar um sistema totalmente ético e sustentável que nos forneça a proteína e gordura animal que tanto precisamos?”

Fui surpreendido com as respostas; por um lado nenhum vegetariano raivoso apareceu; por outro lado a opinião daqueles que praticam e estudam Permacultura parece ser positiva: sim, é perfeitamente possível alimentar-nos de uma boa dose de animais dentro do sistema de cultura permanente, o sistema infinitamente sustentável de produção.

Quanto aos argumentos da discussão “O Homem é Herbívoro / O Homem é Omnívoro”, ainda não os estudei a fundo. Do pouco que li sobre o assunto, parece-me que há provas suficientes para concluir que o nosso sistema digestivo é realmente híbrido e portanto omnívoro. Tal como os “vegies” não podem ignorar os dentes caninos e incisivos das nossas bocas nem as enzimas digestivas mais abaixo, também os “carnófilos” não podem ignorar os molares das nossas bocas nem o comprimento longo dos nossos intestinos. De facto, parece-me que somos um bicho muito raro na Natureza, uma vez que nos habituámos a comer carne cozinhada há mais de um milhão de anos, sempre acompanhada de salada verde…

Enfim, como tudo na vida, é preciso estudar um assunto a fundo para passar a barreira da desinformação. Espero ter ajudado com este levantar da ponta do véu. :)

About these ads

~ por Vasco Névoa em Junho 24, 2011.

2 Respostas to “Vegetarianismo? Têm a certeza?”

  1. Em França este ano ou o ano passado um casal foi condenado por não ter alimentado convenientemente um bebé (leia-se com proteína animal) que acabou por falecer. Pelo menos nessa fase é necessário comer proteína animal, com toda a certeza.

  2. Ao fim de alguns dias lá apareceu uma vegetariana mais entrincheirada. :)
    E tal como eu fiz, também despejou umas quantas fontes científicas a apoiar a causa.
    Mas o fruto mais precioso desta discussão tem sido a realização de que existem vários tipos de dieta ótima, e que dependem não só da conceção genética das pessoas, mas também da sua idade e do ambiente em que se encontram.
    No fundo, não há uma receita absoluta que sirva a todos, mas sim algumas regras-base que são quase universais, entre elas a conclusão de que as comidas refinadas e processadas, e principalmente os grãos de cereais, são a pior coisa que se pode comer.
    Mas fora isso, há efetivamente quem viva muito bem sem comer nada do reino animal, ou pelo menos eles dizem que sim (e a menos de alguns bebés mortos, parecem ter razão). ;)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 254 outros seguidores

%d bloggers like this: