“Little Brother”: thank you, Cory!

Cory Doctorow é uma figura indispensável da literatura moderna. Até à pouco tempo eu apenas o conhecia como o criador da licença “Creative Commons” e respectivo movimento artístico/civil.

Agora que estou a ler o “Little Brother”, o respeito tornou-se admiração profunda.

“Little Brother” é simultaneamente um romance teenager cheio de acção, uma visita guiada pelos perigos e vantagens do cyber-mundo em que vivemos hoje, um manual prático e real de ferramentas de cyber-desobediência civil, e acima de tudo um ensaio sobre direitos, liberdades, e responsabilidades civis versus os sistemas de protecção e controlo social.

É uma obra incontornável, com vários níveis de valor para várias audiências, sejam jovens inconsequentes ou geeks-tecnófilos ou sociólogos “ligados” ou pais vítimas do “generation gap” ou… sei lá, acho que toda a gente devia lê-lo e pronto. Desde a explicação clara e simples do funcionamento da criptografia até à importância social da sua utilização pelos cidadãos, passando pelas crises existenciais e amorosas da adolescência, Cory pega-nos pelos colarinhos e arrasta-nos pela toca do coelho abaixo numa queda livre apenas pausada pelas eventuais explicações necessárias, que nem assim quebram o ritmo.

Em suma: um bom livro de férias.

Pode ser descarregado gratuitamente e lido em formato electrónico, ou então para quem como eu prefere um objecto físico que se pode emprestar aos amigos pode ser comprado online. A licença é CC, claro.

Eu comprei o livro, como forma de dizer “Obrigado, Cory!!”

~ por Vasco Névoa em Junho 25, 2008.

3 Respostas to ““Little Brother”: thank you, Cory!”

  1. Não se esqueçam ainda de passar pelo site do Cory e ouvirem a sua leitura (é o fulano também lê bastante. Quer livros dele quer de outros autores

  2. Tinha que deixar o meu testemunho! :D Já podes escrever para o Blitz

  3. Acho que o Blitz beneficiava bastante mais da tua escrita, já que percebes infinitamente mais do que eu no campo da música!!!…. :)

Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 254 outros seguidores

